18/12/2012

FELIZ NATAL!




"Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz...", essa música tão linda, de melodia inesquecível, era uma referencia de Natal que me fazia transbordar todos os sentimentos que permeiam essa data. Uma delas e talvez a mais forte, seja a família. O ninho de onde viemos. Aqueles quadros mágicos cheios de estações, construções, reveses, lágrimas, alegrias e pessoas queridas. Minha família, sua família, nosso bando. Conhecimento mais claro que esse não há. Todos comungam resultados de uma larga experiência sobre o outro.
Família é aquele nosso não esquecer. São nossos segredos, aqueles bem guardados no baú de cada um. Porque sabem, porque sabemos e porque também amamos, suportamos quietos. Nos conhecemos mais porque fomos crianças dentro de toda essa vivência; e crianças são o que são, não há como disfarçar! "Foi você que quebrou aquele vaso raro da vovó, ela nunca soube!". Mas alguém, sempre alguém ali serviria de testemunha, de apoio àquele segredo guardado a sete chaves. Família é isso. É partilhar alegrias, tristezas e intimidades.
No Natal, estamos tão vulneráveis ao que somos que não podemos negar o abraço, olhar sincero, o riso fácil. As rusgas que me perdoem, mas no Natal, o perdão é fundamental! Portanto, perdoem-se, alinhem-se, recriem-se novamente. Vivam as suas famílias como aquele passarinho que volta à asa antiga. Foi de lá que você veio. Foi de lá, daquela célula que você começou a ser lapidado, a pegar jeito, a tomar tento. O mundo ajuda, eu sei! Ajuda a gente a crescer, a ver, a sentir, a amadurecer. Mas a família, ah esses rostos tão conhecidos! Será sempre aquele colo antigo, abrigo, onde muitas das vezes ficaram vagando as nossas perguntas pelo tempo. Essas mesmas perguntas que num breve espaço de abraço, junta todas as respostas.
FELIZ NATAL!

 Maria Casas

Nenhum comentário: